Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Zona do contexto
Nome do produtor
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Cumprindo a vontade de D. Maria Coelho, a Velha, Matias Álvares Mourão, Morgado da Prata, filho de Domingos Botelho Álvares Ribeiro e de sua mulher D. Joana Mourão, casou com D. Maria Coelho de Barros e Faria, filha do Dr. Cristóvão Álvares Coelho e D. Brites de Barros e Faria, Morgados de Arroios. Embora não seja conhecida a data deste casamento sabemos que eram ambos de tenra idade, porque ele não passava de catorze e a senhora de treze . Em 1688 recebeu mercê de D. Pedro II de 12 mil reis de tença por estar casado com uma filha do Dr. Cristóvão Álvares Coelho de Arroios .
Matias Álvares Mourão, Morgado da Prata tomou posse das terras pertencentes à Casa da Cumieira, que herdou por morte de D. Maria Coelho, a Velha, em 23 de Setembro de 1696 .
Matias Álvares Mourão, Morgado da Prata e D. Maria Coelho de Barros e Faria foram 2os Morgados de Mateus, administradores dos vínculos da Capela de Nossa Senhora dos Prazeres de Mateus e da Capela Nossa Senhora da Esperança da Cumieira. Administraram outros bens e prazos, nomeadamente em Sabrosa, Vila Pouca, Lago Bom e Bornes.