Identity area
Reference code
Title
Date(s)
Level of description
Extent and medium
Context area
Name of creator
Repository
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Cumprindo a vontade de D. Maria Coelho, a Velha, Matias Álvares Mourão, Morgado da Prata, filho de Domingos Botelho Álvares Ribeiro e de sua mulher D. Joana Mourão, casou com D. Maria Coelho de Barros e Faria, filha do Dr. Cristóvão Álvares Coelho e D. Brites de Barros e Faria, Morgados de Arroios. Embora não seja conhecida a data deste casamento sabemos que eram ambos de tenra idade, porque ele não passava de catorze e a senhora de treze . Em 1688 recebeu mercê de D. Pedro II de 12 mil reis de tença por estar casado com uma filha do Dr. Cristóvão Álvares Coelho de Arroios .
Matias Álvares Mourão, Morgado da Prata tomou posse das terras pertencentes à Casa da Cumieira, que herdou por morte de D. Maria Coelho, a Velha, em 23 de Setembro de 1696 .
Matias Álvares Mourão, Morgado da Prata e D. Maria Coelho de Barros e Faria foram 2os Morgados de Mateus, administradores dos vínculos da Capela de Nossa Senhora dos Prazeres de Mateus e da Capela Nossa Senhora da Esperança da Cumieira. Administraram outros bens e prazos, nomeadamente em Sabrosa, Vila Pouca, Lago Bom e Bornes.