Bem-vindo

A Fundação da Casa de Mateus foi instituída em 3 de Dezembro de 1970 por D. Francisco de Sousa Botelho de Albuquerque, Conde de Mangualde, de Vila Real e de Melo, que doou uma parte substancial do seu património a esta instituição.
Os seus objectivos eram claros: garantir a persistência no tempo de um Património e partilhar uma Memória que a Casa de Mateus corporiza e simboliza.
Essa preocupação não era exclusivo apanágio do instituidor. Muito tempo antes dele, ao longo de sucessivas gerações, os seus antepassados foram construindo as bases e reunindo os meios que permitiram a salvaguarda do património familiar.
D. Francisco soube interpretar este padrão familiar, actualizando-o e criando as condições necessárias para a sua viabilização no século XXI.
Os fins estatutários da Fundação da Casa de Mateus são a preservação da Casa, o estudo do seu arquivo e a promoção de actividades culturais, científicas e pedagógicas.
Hoje a Fundação é uma organização dinâmica, voltada para a Comunidade e ao promover o conhecimento e a excelência nas suas mais variadas intervenções, ocupa um lugar de destaque no panorama nacional e internacional, para o qual aponta o esforço colectivo e individual da família do instituidor.